quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Prestes a arrancar?

A bolsa nacional, com o aproximar do fim de ano, tem vindo a reduzir o seu volume de negócios e a volatilidade dos títulos. Mesmo com uma curta paragem da quedas, que poderia levar os investidores a novas entradas com a expectativa de o "fim" já ter passado e novos rumos virão, o volume de transacções mantém-se com valor reduzidos, abaixo da média dos últimos 50 dias. Este fenómeno faz com que qualquer subida/descida ou quebra, não seja absolutamente válida como uma mudança de tendência ou saída de uma zona de negociação. Com poucas acções a serem movimentadas, até um lote pequeno de títulos, poderá levar uma cotação a subir ou a descer, trazendo menor validade ao movimento, como acontece em algumas acções do Psi Geral.

O Psi-20 tem vindo a lateralizar no mês de Dezembro, entre os 6015 e 6330 pontos. No dia de hoje, o principal índice nacional, fechou nos 6274 pontos, tendo tocado durante a sessão nos 6310, muito próximo do topo do intervalo definido durante o mês de Dezembro. Também no dia de hoje o Psi-20 tocou na linha de tendência decrescente que vem formando desde o início de Outubro.
Todos estes sinais, dão mais importância ao dia de amanhã, que poderá indicar novas subidas no curto-prazo. Se o Psi-20 amanhã quebrar a barreira dos 6350 pontos, com volumes e uma forte pressão compradora, então teremos condições para novas subidas nos próximos dias, podendo mesmo fechar o mês de Dezembro positivo!
Como a bolsa nacional já vai na quinta sessão consecutiva de ganhos, contrariando outros mercados internacionais como os USA e o Japão, o cenário de quedas para os próximos dias terá maior probabilidade de acontecer, com o Psi-20 a não ter "força" para ultrapassar a linha de tendência e a zona de negociação no mês de Dezembro.

Nunca esquecer que este cenários apresentados são de curto-prazo, traduzindo pequenas variações nas cotações, durante alguns dias. A tendência do mercado no longo prazo continua a ser de quedas, e por isso os negócios efectuados devem de ser bastante vigiados para evitar perdas maiores. Para aqueles que não querem ter preocupações diárias com a bolsa, o melhor será mesmo esperar por melhores dias para investir.

0 comentários: