quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Curta análise ao Psi-20

As últimas semana têm sido marcadas por algumas correcções nas bolsas Europeias. Após fortes quedas, desencadeadas pela crise que se vive no sector da banca, que levaram o Psi-20 da casa dos 8000 pontos até aos 6000 pontos, os mercados entraram em correcção das quedas com subidas superiores a 20% no Psi-20. Esta subida levou algumas empresas, do índice nacional, a registarem valorizações superiores a 30%, contribuindo assim para um aumento da confiança por parte dos investidores.
O anúncio dos resultados do 3º trimestre de 2008 tem reflectido a crise internacional que se vive, com a maioria das empresas cotadas na bolsa nacional a apresentar quedas nos lucros, face a período homólogo do ano anterior. Este tem sido mais um factor que leva os investidores a não acreditar na subida das bolsas no curto-prazo.
Analisando um gráfico de longo-prazo do Psi-20, a única referência que podemos encontrar num futuro próximo, se os mercados continuarem a sua tendência decrescente, será o mínimo do ano de 2002 de 4937 pontos, originado pela bolha criada em torno das empresas tecnológicas. Apesar de este valor não ter validade como suporte, por se encontrar afastado de mais de 5 anos, caso seja ultrapassado estaremos em mínimos dos últimos 11 anos!
No curto-prazo, o Psi-20 tem-se mantido entre os 5660 e os 7485 pontos. Uma quebra do intervalo considerado pela negativa, irá desencadear novos mínimos relativos, reforçando a tendência de quedas no longo-prazo. Uma quebra do intervalo pelo lado positivo, não será sinal de recuperação, mas apenas de criação de novos máximos relativos. Apenas com a quebra da resistência nos 8900 pontos, o Psi-20 dará sinais de inversão de tendência, com o possível inicio de uma nova fase de subida nos mercados financeiros.

2 comentários:

  • Anónimo says:
    14 de novembro de 2008 às 01:04

    Acho que seria interessante comparar/mostrar melhor a influência de principais alterações nos mercados internacioanis na Psi-20.
    Gostei muito do blog, há que continuar...

  • Paulo Marques says:
    17 de novembro de 2008 às 23:30

    Antes de mais obrigado pelo comentário.
    Também considero que a influência dos mercados internacionais no Psi20, é um bom tema para colocar no blog. Fica uma boa sugestão para um dos próximos dias.

    Cumprimentos

    BolsaLisboa