terça-feira, 29 de janeiro de 2008

EDP prepara colocação em Bolsa da sua subsidiária para a energia renovável


O concelho de administração executivo da EDP - Energias de Portugal decidiu começar a preparar uma potencial oferta publica inicial da EDP Renováveis, anunciou a empresa em comunicado enviado ontem à CMVM. A EDP remete mais detalhes sobre a estratégia do grupo nas energias renováveis para o investor day , que se realiza depois de amanhã.
O presidente da EDP, António Mexia, afirmou o ano passado, em várias ocasiões, que uma decisão sobre eventual entrada em bolsa da sua subsidiária para as energias renováveis seria tomada apenas este ano. "Cotar subsidiárias tem prós e contras e ambos têm de ser bem medidos a todo o momento no sentido de contabilizar a criação de valor para os accionistas", afirmou em Novembro.
Vários analistas afirmaram à agência Lusa que a área das renováveis será um dos principais veículos de crescimento para a empresa nos próximos anos. A EDP está presente nas energias renováveis nos EUA, em Espanha, em França e na Polónia, estando a identificar e a estudar novas oportunidades em novos mercados como a Itália, Reino Unido, México, Canadá e Brasil.
Com a compra da Norte-Americana Horizon e da Polaca Relax, o ano passado, a EDP aumentou a sua carteira de projectos nas energias renováveis para os 13950 megawatts (MW).
( in Lusa)

0 comentários: