quinta-feira, 27 de maio de 2010

Caminhada do Psi-20

A bolsa nacional continua com fortes movimentos de sobe e desce colocando muitos investidores afastados do mercado e outros em negociação activa. Sessões com variações inferiores a 1% começam a ser escassas nestas últimas semanas o que mostra a ansiedade que se instalou no mercado provocando esta volatilidade.
A sessão de hoje foi bastante positiva para o Psi-20, valorizando mais de 3,5%. Esta subida pode-se ter semelhanças com as subidas do dia 29 e 30 de Abril e 10 e 12 de Maio. Em ambas estas ultimas subidas referidas, o principal índice da bolsa nacional recuperava de várias sessões negativas, partindo de uma mínimo relativo para chegar a uma zona de resistência.

O Psi-20, observando as últimas 2 sessões, encontra-se a recuperar, depois de ter tocado no mínimo que havia formado no dia 7 de Maio. A intensidade e amplitude desta recuperação, com o índice a subir mais de 6,5% nos últimos dois dias, não lhe dará grande duração, o que poderá querer dizer que a meta de curto-prazo para o índice será a zona dos 7400 pontos. Esta zona corresponde aos máximos que este atingiu quando realizou as duas fortes subidas anteriormente referidas.
Analisando os dados anteriores, o Psi-20 encontra-se a negociar dentro de uma zona entre os 6600 pontos e os 7400 pontos, o que para alguns investidores poderá parecer tentador para abrir posições, utilizando a estratégia de comprar na zona inferior e vender no topo superior. Mas neste caso e observando o panorama global de andamento do Psi-20, a sua tendência descendente de médio-prazo poderá indicar que esta zona de negociação será apenas um "respirar" para a continuação das quedas.
Para estar optimista quanto ao curto-prazo do principal índice nacional, a zona dos 7500 pontos terá que ser ultrapassada de forma a quebrar os anteriores máximos relativos.

0 comentários: